Curso de E-commerce internacional  | Nova Edição

Como planear e inicar a sua atividade de e-Exportação?

Adquira conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia integrada de e-commerce internacional com sucesso!

Inscreva-se 184,50 EUR

DATAS DE REALIZAÇÃo

A nova edição do Curso de e-Commerce Internacional decorre entre 11/14 de abril e 24 de junho.  

Inscrições encerradas, por motivos de lotação do número de vagas existentes

Entre os dias 11 e 14 de abril, os participantes inscritos recebem dados e instruções para acesso e familizarização com o funcionamento e atividades do curso.


Porquê participar neste curso?

O comércio eletrónico é uma realidade incontornável nos processos de internacionalização das empresas, apresentando inúmeros desafios e oportunidades de negócio.
Adquira os conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia internacional de comércio eletrónico - B2B e B2C, na presença de especialistas na matéria.

Aprenda com Especialistas e Profissionais nas Áreas de Conhecimento

Equipa de monitores formada em metodologia online, possuidora de conhecimentos aprofundados da plataforma tecnológica e dos conteúdos a ministrar.
Conheça a equipa de tutoria e de especialistas convidados.

Fernando Aparicio

Tutor
Diretor da Amvos Digital
  • Co-Director do Master de International Ebusiness, ICEX
  • Professor de Ecommerce em ICEX-CECO, IE Business School, The Valley, ISDI, Complutence, UNED e Kschool
  • Ex-Country Manager, PayPal Espanha e Ex-Global Service Partner, Alibaba.com

Nuno Bexiga

Tutor

Country Manager da Amvos Digital

Nuno Martins

Módulo Logística

Diretor de Comunicação e Marketing e Desenvolvimento de Negócio, DHL

Pedro Saldanha

Módulo Meios de Pagamento

Country Manager

Viva Wallet

Pedro Caramez

Módulo  Marketing Digital

Consultor em Marketing Digital

Especialista em LinkedIn

Objetivos

Este curso proporciona-lhe a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, nomeadamente:

  • conhecer e aplicar técnicas digitais à estratégia internacional das empresas;
  • analisar os fatores de sucesso para a definição de uma estratégia correta de vendas online integrada com a estratégia de exportação;
  • identificar e analisar áreas críticas de conhecimento de um canal de vendas online internacional - principais custos, benefícios, principais plataformas e fornecedores, captação de clientes ferramentas de suporte, estratégias omnicanal, enquadramento regulamentar e legal;
  • conhecer as tendências dos modelos de negócio digital;
  • identificar as melhores fontes de informação e ferramentas de inteligência competitiva online.

Programa – O que irá aprender?

O programa do curso constitui um guia prático para aqueles pretendam marcar ou reforçar a sua presença na internet como forma de venda dos seus produtos e serviços nos mercados nacional e internacional. Saiba como converter um canal online numa fonte de receitas na demonstração de resultados da sua empresa, integrando-o na sua estratégia de exportação /importação.

MÓDULOS E CONTEÚDOS Duracão
(semanas)
Datas
1 11 a 14 abril (a)
(a) Período reservado à atribuição de dados para login e acesso à plataforma
Familiarização com as ferramentas e funcionalidades da plataforma e ambiente de trabalho em que o curso será desenvolvido. Introdução às atividades do primeiro módulo.
1 18 a 22 de abril
  • A integração do comércio eletrónico e o processo de internacionalização da empresa. 
  • As perguntas-chave da estratégia. 
  • Vantagens da venda online
  • Principais barreiras da empresa perante as vendas online: o conflito com o canal de vendas tradicional. 
  • Custos de um canal de venda online
  • Principais indicadores de comércio eletrónico
Web Conference: Estratégia do E-Commerce Internacional
20 de abril de 2022, 17:30 hrs
1 26 a 29 de abril
  • O que é a Inteligência Competitiva e para que serve.?
  • Ferramentas de Análise de Tráfego dos meus concorrentes. 
  • Ferramentas de análise de Marketplaces B2C e B2B.
Web Conference: Ferramentas de Inteligencia Competitiva
27 de abril de 2022, 17:30 hrs.
1 02 a 06 de maio
  • Os principais players mundiais Alibaba e Amazon. 
  • Pesquisar marketplaces. 
  • Plataformas verticais por setores. 
  • Alguns casos.
Web Conference
04 de maio de 2022, 17:30 hrs.
1 09 a 13 de maio
  • Os diferentes tipos de opções de tecnologia para ecommerce: desenvolvimento à medida. 
  • Soluções baseadas em código aberto ou softwares específicos para ecommerce e/ou websites.
  • Soluções na nuvem, em modelo de aluguer (SaaS)
Web Conference
11 de maio de 2022, 17:30 hrs.
1 16 a 20 de maio
  • O marketing pago SEM e o marketing orgânico SEO.
  • Redes Sociais. 
  • Influencers. 
  • Marketing de Afiliação. 
  • Marketing em marketplaces. 
  • Emailing. 
Web Conference
18 de maio de 2022, 17:30 hrs.

Web Conference -Master Class
19 de maio de 2022, 17:30 hrs
Módulo 6: Meios de Pagamento Online e Sistemas de Atendimento ao Cliente 1 23 a 27 de maio
  • Conceitos técnicos. 
  • Dados de mercado. 
  • Paypal e outros fornecedores no mercado de meios de pagamento. 
  • Novas tendências.
Web Conference
23 de maio de 2022, 17:30 hrs

Web Conference -Master Class:
 Meios de Pagamento Online -Casos Práticos (Viva Wallet)
26 de maio de 2022, 17:30 hrs.
1 30 de maio a 03 de junho
  • Dados de mercado e conceitos chave de logística para e-commerce. 
  • Novas tendências logísticas. 
  • Serviços e plataformas de logística para e-commerce.
Web Conference
1 de junho de 2022, 17:30 hrs.

Web Conference -Master Class
 Logística Online - Casos Práticos  (DHL)
2 de junho de 2022, 17:30 hrs.
1 06 a 10 de julho

  • Informações sobre apoios a empresas e projetos de e-commerce.
  • Requisitos legais para lojas online. As normativas europeias. O IVA no e-commerce. 
  • Apresentação de alguns casos práticos de e-commerce internacional.


Web Conference
7 de junho de 2022, 17:30 hrs.

Web Conference
Casos Práticos 
8 de junho de 2022, 17:30 hrs.
Semanas de Recuperação 1 13 a 24 de junho
Duração Total 11 semanas
(incluindo duas semanas recuperação)

Quem deve participar?

  • Empresas, preferencialmente PME exportadoras com diferentes graus de internacionalização, empenhadas no desenho e implementação da sua estratégia de internacionalização digital.
  • Diretores/membros de departamentos de comércio eletrónico, de exportação ou de marketing. Empresários, gerentes e empreendedores que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades de análise e de decisão sobre estratégia de comércio eletrónico internacional das suas empresas.

Calendário

Duração:11 semanasTempo Dedicado: Aproximadamente 12 a 15 horas semanais para estudo de materiais e realização de atividades e exercícios propostos.
Data de Início:11 a 14 de ABRIL 2022

Acesso à Plataforma. 

Data limite de inscrição6 de abril 2022


Inscrições Limitadas! 

Como funciona?

  • 100% online, com forte enfoque na componente prática.
  • Acesso a conteúdos através da plataforma online, combinando:
    • Documentação (tutoriais interativos e documentação de suporte  Word /PDF/URL) sobre os principais aspetos dos conteúdos abordados em cada módulo nas diversas áreas de conhecimento: estratégia de comércio eletrónico, tecnologia, marketplaces, meios de pagamento, marketing digital, logística e casos práticos.
    • Webconferences, resumindo os principais aspetos focados em capítulo, com o objetivo de resposta a questões em tempo real e de incentivar a interação dos alunos, incluindo sessões especiais com palestrantes convidados, profissionais de empresas de relevo do meio digital e internacional. Estas sessões serão gravadas, às quais poderá aceder em qualquer momento.
    • Fóruns online para discussão e debate de questões, com acesso a documentação /links adicional.
    • Exercícios práticos para a resolução de casos para cada módulo.
  • Aprendizagem, trabalho e atividades com apoio e acompanhamento personalizados, através de tutoria online assegurada por especialista nas matérias, proporcionando a interação permanente entre os formandos e o monitor.
  • O curso está organizado em módulos, com a duração de uma semana. Cada módulo inicia-se com um plano de atividades que indica as tarefas a desenvolver semanalmente e o tempo disponível para cada uma delas. O aluno, para além da leitura da documentação da unidade, deve realizar as atividades propostas.
  • Entre as atividades, são propostos exercícios práticos de caráter individual e/ou grupal, supervisionados pelo monitor, bem como exercícios de autoavaliação. A par destas atividades, é comum a realização de fóruns de discussão ou debate e webconferences sobre um tema em destaque.
  • Número limitado de participantes (40), garantindo maior proximidade ao aluno e interação permanente entre os participantes e o monitor.
  • O curso está estruturado em módulos com uma programação semanal, de segunda a sexta-feira, permitindo ao aluno recuperar durante o fim de semana. O tempo de dedicação para estudo de materiais e realização de exercícios /atividades de cada módulo estima-se em 12 a 15 horas semanais. O aluno conta ainda com duas semanas de recuperação, podendo realizar as atividades pendentes.
  • Avaliação:
    • O aluno é avaliado pelo tutor, tendo em conta a sua participação nas diferentes atividades programadas.
    • 50%: participação nos fóruns.
    • 50%: realização de exercícios. Resposta a questões baseadas num caso real.

TERMOS DE INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada na plataforma e.academiainternacionalizar. O prazo para inscrição estará aberto até o número limite de alunos ser atingido (40). O custo de participação neste curso é de 184,50 EUR, compreendendo os materiais de apoio disponibilizados durante o curso, manual de formação e a monitoria online, bem como o apoio técnico-pedagógico.

Após a sua inscrição receberá um mail informativo sobre a modalidade de pagamento da inscrição e termos da aceitação da mesma.

Em caso de dúvida, poderá consultar-nos através dos contactos disponibilizados nesta plataforma.

Idioma

Material de aprendizagem e documentos de apoio - Português
Webconferences - Português,Espanhol

Requisitos

Curso de nível intermédio, nenhum pré-requisito requerido
Os participantes do programa online devem ter conhecimentos básicos de informática e internet.

Controlo de Qualidade

A AICEP monitoriza a qualidade do curso, tendo particularmente em consideração a avaliação que dos monitores e dos participantes no final de cada módulo e do curso.

No final do curso, os participantes respondem a um questionário de avaliação sobre o formato do curso, a qualidade da equipa de monitores, o método de ensino e coordenação técnico-pedagógica. A análise dos resultados do contributo dos participantes neste âmbito constituirá um fator de base para a melhoria da qualidade de futuras edições.

De igual modo, a AICEP realiza reuniões periódicas com a equipa de monitores, com o objetivo de resolver possíveis incidentes e introduzir melhorias.