Curso de E-commerce internacional  | 2.ª edição

Como planear e inicar a sua atividade de e-Exportação?

Adquira conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia integrada de e-commerce internacional com sucesso!

Inscreva-se 123,00 EUR

Inscrições

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Porquê participar neste curso?

O comércio eletrónico é uma realidade incontornável nos processos de internacionalização das empresas, apresentando inúmeros desafios e oportunidades de negócio, perspetivando-se que em 2021 atinja a nível mundial o valor de 4,8 biliões de dólares.
Adquira os conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia internacional de comércio eletrónico - B2B e B2C, na presença de especialistas na matéria.

Aprenda com Especialistas e Profissionais nas Áreas de Conhecimento

Equipa de monitores formada em metodologia online, possuidora de conhecimentos aprofundados da plataforma tecnológica e dos conteúdos a ministrar.
Conheça o tutor e a equipa de especialistas.

Fernando Aparício

Tutor
Diretor da Amvos Digital
  • Co-Director do Master de International Ebusiness, ICEX
  • Professor de Ecommerce em ICEX-CECO, IE Business School, The Valley, ISDI, Complutence, UNED e Kschool
  • Ex-Country Manager, PayPal Espanha e Ex-Global Service Partner, Alibaba.com

Nuno Martins

Módulo Logística

Diretor de Comunicação e Marketing e Desenvolvimento de Negócio, DHL

Sebastião Lancastre

Módulo Meios de Pagamento

Founder & CEO EasyPay

(A confirmar)

Módulo Marketing Digital

Orador Convidado

Google


Objetivos

Este curso proporciona-lhe a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, nomeadamente:

  • conhecer e aplicar técnicas digitais à estratégia internacional das empresas;
  • analisar os fatores de sucesso para a definição de uma estratégia correta de vendas online integrada com a estratégia de exportação;
  • identificar e analisar áreas críticas de conhecimento de um canal de vendas online internacional - principais custos, benefícios, principais plataformas e fornecedores, captação de clientes ferramentas de suporte, estratégias omnicanal, enquadramento regulamentar e legal;
  • conhecer as tendências dos modelos de negócio digital;
  • identificar as melhores fontes de informação e ferramentas de inteligência competitiva online.

Programa – O que irá aprender?

O programa do curso constitui um guia prático para aqueles pretendam marcar ou reforçar a sua presença na internet como forma de venda dos seus produtos e serviços nos mercados nacional e internacional. Saiba como converter um canal online numa fonte de receitas na demonstração de resultados da sua empresa, integrando-o na sua estratégia de exportação /importação.

MÓDULOS E CONTEÚDOS Duracão
(semanas)
Datas
1 25 a 29 novembro
Familiarização com as ferramentas e funcionalidades da plataforma e ambiente de trabalho em que o curso será desenvolvido. Introdução às atividades do primeiro módulo.
1 2 a 6 de dezembro
  • Estratégia do e-commerce: conceitos básicos
  • O que muda na estratégia internacional? Cross-border e-commerce.
  • SWOT da empresa e dos seus produtos /serviços.
  • Nível de investimento necessário: aspetos críticos a ter em conta.
  • Loja online internacional vs marketplaces: vantagens e inconvenientes.
  • Principais diferenças entre estratégias B2B e B2C.
  • Conhecer o meu cliente: ferramentas úteis para definir o perfil do cliente B2B e B2C.
  • Critérios de seleção de mercados: algumas ferramentas recomendadas de análise de mercado.
  • Inteligência competitiva: Com quem concorro?
    • Ferramentas de análise de mercado.
    • Exemplos de utilização de ferramentas para a análise exaustiva da atividade digital dos meus concorrentes.
  • Estratégia de distribuição: existe conflito com o meu canal físico? Algumas soluções.
Web Conference: Estratégia do E-Commerce Internacional
4 de dezembro de 2019, 17:30 hrs

Web Conference: Ferramentas de Inteligência Competitiva
5 de dezembro de 2019, 17:30 hrs.
1 9 a 13 de dezembro
  • Porque são necessários? Vantagens e inconvenientes.
  • Tipologia de marketplaces (B2B vs B2C).
  • Alibaba.com: o líder do B2B.
  • Alguns dados do grupo Alibaba.
  • Alibaba.com vs AliExpress.
  • O que é Alibaba.com.
  • Funcionamento de Alibaba.com.
  • Custos do Alibaba.com.
  • Processo de abertura da conta.
  • Regras para a otimização de produtos dentro de Alibaba.com.
  • Regras sobre o respeito da propriedade intelectual.
  • Gestão da Plataforma:
    • Consultas (inquiries). RFQ’s: principais regras.
  • Analítica e inteligência competitiva.
  • Amazon: Como é que definimos a Amazon?
    • Analogias e diferenças com outros marketplaces.
  • Vender na Amazon
    • Aspetos estratégicos a ter em conta.
    • Os custos de Amazon.
    • Diferença entre Seller Central e Vendor Central.
    • Principais módulos.
    • Colocar catálogo de produtos na Amazon: aspetos a ter em conta.
    • Integração técnica: principais plugins disponíveis e aspetos a ter em conta.
    • Ferramentas estatísticas.
  • Amazon como fornecedor de serviços:
    • Amazon Web Services
    • Logística de Amazon
    • Amazon Pay
  • eBay:
    • Evolução do eBay- alguns dados
    • Proposta de valor do eBay para a internacionalização.
    • Principais funcionalidades.
    • Ferramentas para a integração com os sistemas internos da companhia.
  • Outros marketplaces B2B e B2C:
    • Horizontais e verticais.
Web Conference: Principais marketplaces B2B e B2C
11 de dezembro de 2019, 17:30 hrs.
1 16 a 20 de dezembro
  • Plataformas de comércio eletrónico, de código livre.
  • O modelo Wordpress, Prestashop e Magento. Analogias e diferenças.
  • Modelos para comércio eletrónico. Calculadora de custos.
  • Plataformas de comércio eletrónico na cloud.
  • O modelo de Shopify.
  • Tabela de decisão. Custos vs. disponibilidade.
  • Opções para adaptar a loja online ao telefone móvel.
  • Comércio eletrónico móvel e omnicanal.
  • Aplicativo da web, aplicativo nativo ou web responsive? Exemplos.
  • Integração com marketpalces. Proposta de valor e principais fornecedores.
  • Exemplos práticos.
Web Conference: Tecnología de E-commerce
18 de dezembro de 2019, 17:30 hrs.
Semana de Recuperação 1 23 a 27 de dezembro
1 6 a 10 de janeiro
  • Ferramentas de promoção online:
    • Ecossistema de Publicidade online do Google;
    • Ecossistema de Publicidade online do Facebook;
    • Outras redes de publicidade online;
  • Marketing no marketplaces.
  • Uso de comparadores / agregadores.
  • Estratégia nas redes sociais internacionais e locais;
    • Redes Sociais para B2C;
    • Redes Sociais para B2B;
    • Na direção do Social Commerce;
  • Marketing de Influencers.
  • Alguns exemplos.
  • Modelos de afiliação: blogs, redes sociais, etc.
  • Email marketing: aspetos a ter em conta nas estratégias de internacionalização.
  • Ferramentas para Marketing B2B.
Web Conference: Aspetos Básicos do Marketing Digital Online Internacional
8 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.

Web Conference Master Class: Ferramentas de Google para Marketing Online Internacional (a confirmar)
9 de janeiro de 2020, 17:30 hrs
1 13 a 17 de janeiro
  • Principais meios de pagamento internacionais.
  • Os sistemas de gestão de fraude: principais fornecedores.
  • Novas tendências dos meios de pagamento online - a entrada de jogadores de internet: PayPal,Amazon Pay, Facebook Payments, Google Payments, AliPay.
  • A próxima fronteira: os pagamentos online B2B. Tendências do futuro.
  • Alguns exemplos de pagamentos transfronteiriços.
  • Atendimento ao cliente internacional
    • Critérios de custo no atendimento ao cliente.
    • Opções de externalização e critérios de decisão.
    • Novas tendências: o auge dos chatbots e dos sistemas de inteligência artificial.
Web Conference: Meios de Pagamento Online
15 de janeiro de 2020, 17:30 hrs

Web Conference Master Class: Casos práticos de Meios de Pagamento Online (Easy Pay)
16 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.
1 20 a 24 de janeiro

Logística Internacional:

  • Logística local vs. cross-border;
  • Dropshipping e crossdocking: alguns exemplos práticos;
  • Novos players: Logística da Amazon, Red Cainiao de Alibaba;
  • Principais fornecedores e novas tendências.
  • Adequação Legal em Projetos de E-Commerce Internacional:
  • A difícil adequação da envolvente legal dos projetos de e-Commerce Internacional.
  • Principais normativas a ter em conta:
    • Propriedade intelectual (domínios, marcas, etc.);
    • Licenças de exportação / importação.
    • Barreiras técnicas e alfandegárias.
    • Fiscalidade aplicável.
    • Fiscalidade direta e indireta.
    • Normativa alfandegária: a sua aplicação em ambientes de e-commerce B2B e B2C.
  • Alguns exemplos.
Web Conference: Aspetos Logísticos de E-Commerce Internacional
22 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.

Web Conference Master Class: Casos Práticos de Logística Online. (DHL)
23 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.
1 27 a 31 de janeiro

Casos Práticos:

  • Exemplos de e-commerce transfronteiriço através da página web: venda direta.
  • Exemplos de venda através de plataformas B2B.
  • Exemplos de venda através de plataformas B2C.

Financiamento do Investimento: alguns planos de apoio ao financiamento e incentivos públicos.

Web Conference: Aspetos Legais e Fiscais de E-Commerce Internacional
29 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.

Web Conference: Casos Práticos de E-Commerce Internacional
30 de janeiro de 2020, 17:30 hrs.
Semana de Recuperação 1 3 a 7 de fevereiro
Duração Total 10 semanas
(incluindo duas semanas recuperação)

Quem deve participar?

  • Empresas, preferencialmente PME exportadoras com diferentes graus de internacionalização, empenhadas no desenho e implementação da sua estratégia de internacionalização digital.
  • Diretores/membros de departamentos de comércio eletrónico, de exportação ou de marketing. Empresários, gerentes e empreendedores que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades de análise e de decisão sobre estratégia de comércio eletrónico internacional das suas empresas.

Calendário

Duração:10 semanasTempo Dedicado: Aproximadamente 12 a 15 horas semanais para estudo de materiais e realização de atividades e exercícios propostos.
Data de Início:25 a 29 de novembro 2019

Acesso à Plataforma. 

Data limite de inscrição19 de novembro 2019


Inscrições Limitadas! 

Como funciona?

  • 100% online, com forte enfoque na componente prática.
  • Acesso a conteúdos através da plataforma online, combinando:
    • Documentação (formato Word /PDF) sobre os principais aspetos dos conteúdos abordados em cada módulo nas diversas áreas de conhecimento: estratégia de comércio eletrónico, tecnologia, marketplaces, meios de pagamento, marketing digital, logística e casos práticos.
    • Webconferences, resumindo os principais aspetos focados em capítulo, com o objetivo de resposta a questões em tempo real e de incentivar a interação dos alunos, incluindo sessões especiais com palestrantes convidados, profissionais de empresas de relevo do meio digital e internacional. Estas sessões serão gravadas, às quais poderá aceder em qualquer momento.
    • Fóruns online para discussão e debate de questões, com acesso a documentação /links adicional.
    • Exercícios práticos para a resolução de casos para cada módulo.
  • Aprendizagem, trabalho e atividades com apoio e acompanhamento personalizados, através de tutoria online assegurada por especialista nas matérias, proporcionando a interação permanente entre os formandos e o monitor.
  • O curso está organizado em módulos, com a duração de uma semana. Cada módulo inicia-se com um plano de atividades que indica as tarefas a desenvolver semanalmente e o tempo disponível para cada uma delas. O aluno, para além da leitura da documentação da unidade, deve realizar as atividades propostas.
  • Entre as atividades, são propostos exercícios práticos de caráter individual e/ou grupal, supervisionados pelo monitor, bem como exercícios de autoavaliação. A par destas atividades, é comum a realização de fóruns de discussão ou debate e webconferences sobre um tema em destaque.
  • Número limitado de participantes (35), garantindo maior proximidade ao aluno e interação permanente entre os participantes e o monitor.
  • O curso está estruturado em módulos com uma programação semanal, de segunda a sexta-feira, permitindo ao aluno recuperar durante o fim de semana. O tempo de dedicação para estudo de materiais e realização de exercícios /atividades de cada módulo estima-se em 12 a 15 horas semanais. O aluno conta ainda com duas semanas de recuperação, podendo realizar as atividades pendentes.
  • Avaliação:
    • O aluno é avaliado pelo tutor, tendo em conta a sua participação nas diferentes atividades programadas.
    • 50%: participação nos fóruns.
    • 50%: realização de exercícios. Resposta a questões baseadas num caso real.
  • Após aprovação, receberá um certificado emitido pela AICEP.

TERMOS DE INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada na plataforma e.academiainternacionalizar. O prazo para inscrição estará aberto até o número limite de alunos ser atingido (35). O custo de participação neste curso é de 123 EUR, compreendendo os materiais de apoio disponibilizados durante o curso, manual de formação e a monitoria online, bem como o apoio técnico-pedagógico.

Após a sua inscrição receberá um mail informativo sobre a modalidade de pagamento da inscrição e termos da aceitação da mesma.

Em caso de dúvida, poderá consultar-nos através dos contactos disponibilizados nesta plataforma.

Idioma

Material de aprendizagem e documentos de apoio - Português
Webconferences - Português,Espanhol

Requisitos

Curso de nível intermédio, nenhum pré-requisito requerido
Os participantes do programa online devem ter conhecimentos básicos de informática e internet.

Controlo de Qualidade

A AICEP monitoriza a qualidade do curso, tendo particularmente em consideração a avaliação que dos monitores e dos participantes no final de cada módulo e do curso.

No final do curso, os participantes respondem a um questionário de avaliação sobre o formato do curso, a qualidade da equipa de monitores, o método de ensino e coordenação técnico-pedagógica. A análise dos resultados do contributo dos participantes neste âmbito constituirá um fator de base para a melhoria da qualidade de futuras edições.

De igual modo, a AICEP realiza reuniões periódicas com a equipa de monitores, com o objetivo de resolver possíveis incidentes e introduzir melhorias.